O início de uma startup exige vontade, criatividade e conhecimento! Portanto, encontrar um lugar para se estabelecer nem sempre é tarefa simples. Sendo assim, o coworking para startups é uma solução inteligente, pois garante a comodidade dos empreendedores e a imersão em um ambiente de trabalho com toda a estrutura necessária.
Primeiramente, uma startup é uma empresa recém-criada com um objetivo inovador de atender a uma demanda específica e um modelo de negócios escalável. Como uma startup está em constante crescimento, é comum que muitas preocupações surjam também.
No cenário mineiro o volume de startups cresce mais e mais vertiginosamente. Exemplo disso é a comunidade de startups San Pedro Valley, que surgiu em 2011, em Belo Horizonte, e desde então, já conta com 200 empresas de diversos setores. Juntas, elas têm a missão de identificar oportunidades, necessidades e incentivos para este mercado.
Portanto, após um tempo de planejamento estratégico e financeiro, para uma startup se estabelecer, não deve haver espaço para amadorismo. Muitas vezes, alugar um escritório pode exigir uma série de burocracias, para logo em seguida, precisar de novas mudanças.
Dessa forma, o coworking surge como uma alternativa prática e capaz de evitar dores de cabeça. Afinal, um ambiente bem estruturado e econômico é de grande ajuda no desenvolvimento de uma startup.
Pensando nisso, nós da P10 vamos te ajudar a conhecer algumas vantagens do coworking!
Os principais benefícios de um coworking para startups
1. Economia com custos
O orçamento inicial de um negócio costuma ser bastante limitado. Nesse sentido, no coworking, você paga apenas pelo tempo utilizado, com a vantagem de ter um escritório completo todo montado.
Isso significa uma redução dos custos, pois as despesas fixas como energia elétrica, internet, condomínio, limpeza, telefonia, e etc, são responsabilidade do espaço.
Quer saber sobre os valores? Conheça os planos da P10!
2. Networking
Ao trabalhar em um coworking você dividirá o espaço com outras empresas alocadas, portanto é uma excelente oportunidade para aprender com os colegas e fazer boas conexões que irão alavancar seu negócio.
É um momento importante para firmar novas parcerias e trocar experiências!
3. Crescer, crescer e crescer
Uma startup precisa ter um grande potencial de crescimento para ser considerada escalável. Ou seja, ela precisa possuir uma capacidade de aumentar o seu faturamento sem precisar elevar proporcionalmente seus custos, como por exemplo, com produção, escritório, mão-de-obra, etc.
Nessa fase é primordial a proximidade com os clientes e investidores para atingir metas cada vez maiores.
Portanto, nada melhor do que ter um espaço profissional para receber seus clientes para reuniões, assinatura de contratos, entrevistas com potenciais funcionários, entre outros.
4. Gestão de tempo
Ao fazer home office, inconscientemente, você pode se ver obrigado a trabalhar em dobro se não tiver uma gestão do tempo.
No coworking toda a equipe é “obrigada” a trabalhar apenas no horário comercial. Essa é uma forma excelente de focar apenas nas metas e fugir da procrastinação.
Aumentar a qualidade de vida das pessoas envolvidas na startup, também auxilia no aumento da produtividade, gerando melhores resultados.
5. Construir uma boa imagem do negócio
Se posicionar de maneira profissional é bem visto aos olhos de investidores e potenciais clientes. Ao trabalhar em um coworking, você transmite uma boa imagem da sua startup.
Por fim, estar em um endereço comercial e em um espaço organizado, passa a impressão de que o negócio é liderado por empreendedores com visão de mercado.
Agora que você já descobriu as vantagens do coworking para startups, aproveite para conhecer mais sobre a P10 Coworking e venha visitar o nosso espaço! Estamos te esperando!