A colaboração corporativa é um conceito que visa a integração de equipes por meio de métodos e ferramentas especiais. O principal propósito é melhorar a produtividade da empresa, otimizar a comunicação e tornar o ambiente de trabalho mais agradável para os colaboradores.
De acordo com uma pesquisa da Rypple Labs – empresa americana de tecnologia – 86% dos profissionais corporativos acreditam que a falta de colaboração é a principal causa dos erros de trabalho, enquanto 97% considera que a ausência de alinhamento entre equipes impacta diretamente o resultado de qualquer projeto ou tarefa.
Tais números refletem a importância de praticar a colaboração corporativa em sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Acompanhe as próximas informações e descubra por onde começar:
Colaboração Corporativa: Faça com a ajuda de Ferramentas
A utilização de tecnologias e serviços de colaboração permite a interação e contribuição entre vários profissionais e equipes, de forma sinérgica e significativa para a execução de um projeto.
Entre os principais recursos estão os aplicativos de videoconferência e mensagem instantânea – como Skype e WhatsApp –; plataformas de gestão de ideias e compartilhamento de arquivos – como Trello e Google Drive –; softwares de suporte remoto – como o TeamViewer –, entre outras soluções que auxiliam no desenvolvimento e entrega de tarefas.
Além de aumentar a produtividade e simplificar a comunicação interna, as ferramentas colaborativas possibilitam a mobilidade do colaborador e melhor acompanhamento das demandas, uma vez que poderá acessar informações, desenvolver projetos e cooperar com as tomadas de decisões mesmo se estiver fora do escritório.
Metodologias de colaboração corporativa
Os aplicativos, softwares e plataformas são cruciais para a colaboração, no entanto, eles não devem ser aplicados de forma isolada. Na prática, nenhum recurso tecnológico trará resultados se não houver uma forte cultura colaborativa que oriente e estimule os funcionários a trabalhar em prol de objetivos em comum.
Por isso, é essencial investir em metodologias organizacionais que visam oferecer flexibilidade aos colaboradores, motivar debates, solucionar conflitos e incentivar a tomada de decisões coletivas. Também é importante estabelecer um sistema de recompensas que premie as equipes mais comprometidas com o sucesso geral, em detrimento das metas individuais. Somente assim é possível implementar uma cultura colaborativa que proporciona uma atmosfera de confiança, lealdade e engajamento.
Colaboração corporativa e ambiente de trabalho
Além da cultura organizacional, o espaço físico é essencial para reforçar a colaboração corporativa. Uma ótima opção é investir em espaços de coworking com mesas de reunião, quadros brancos para brainstorming, salas de descanso e ambientes de convivência.
Esse tipo de local incentiva conversas, trocas de experiências e laços mais fortes entre as equipes, trazendo impactos muito positivos para a empresa.
Os espaços de coworking facilitam o trabalho em grupo devido à sua arquitetura integrada, livres de obstáculos e barreiras físicas. Então, se você pretende implementar a colaboração corporativa em sua empresa, não deixe de conhecer os escritórios compartilhados da P10 Coworking!
São várias opções de salas com serviços de escritório virtual, gestão de correspondência, atendimento telefônico personalizado, entre outros diferenciais que vão alavancar o sucesso do seu negócio.
Venha nos visitar!