A teoria de Pareto surgiu no século XIX com o economista italiano Vilfredo Pareto. Naquele tempo, após realizar uma série de estudos, ele percebeu que a população era dividida entre “pessoas com muito” e “muitas pessoas com pouco”. Portanto, ele estabeleceu dois grupos de proporções 80-20.
Um exemplo disso é pensar que o grupo majoritário compreenderia 20% da população que possuía 80% dos recursos disponíveis. Enquanto, o grupo minoritário, era formado por 80% da população que deteria 20% de recursos.
Nesse sentido, a regra 80-20, como também é conhecida, foi integrada ao meio corporativo. Principalmente, nas vendas da empresa e à carteira de clientes.
Mas como aplicá-la efetivamente aos negócios? Há diversos fatores que podem ser considerados nas vendas das empresas. Afinal, existem grandes chances de que 20% dos seus clientes sejam os responsáveis por 80% dos lucros de sua empresa.
Portanto, conhecer a fundo a Teoria de Pareto pode auxiliar nas vendas, uma vez que expande sua visão, possibilitando que você coloque a mão na massa para impulsionar a cartela de 80% de clientes que ainda representam a menor parte do seu faturamento.
Teoria de Pareto: Como aplicá-la aos negócios?
Com base na teoria de Pareto, a proporção que pode resultar em diversas estratégias para o seu negócio, auxiliando os administradores na compreensão principal da causa de um problema.
Por exemplo, ao olhar para seus clientes você perceberá que os mais fiéis e que compreendem melhor a sua proposta, correspondem a aproximadamente 20% do total. Mas o que deve dar a maior atenção e se perguntar é: o que você pode fazer de diferente, para atingir os demais 80%?
A ideia é que você gere valor para os dois tipos de clientes: aqueles que compram sempre e aqueles que estão quase inativos. Pois, ao deixar um cliente de lado, estaremos ignorando o fato de que ele irá gastar dinheiro com a concorrência.
Portanto, agregar valor ao que você faz irá atrair essa parcela! Por isso, é importante identificar como você está se envolvendo com os problemas dos clientes e ajudando a solucioná-los. Pense no sucesso dos clientes, pois ao optar por só em vender, você não agregará valor aos clientes.
Outras formas de aplicação da Teoria
A teoria de Pareto também pode ser usada para o início de um novo projeto ou negócio! Pois ao definir o público-alvo você terá a oportunidade de focar em um atendimento para os 20% que podem gerar mais lucros para o negócio.
Outra forma de aplicação, é usar a teoria de Pareto para auxiliar na definição de quais esforços deverão ser priorizados, gerindo o tempo de produtividade com mais efetividade.
Teoria de Pareto e produtividade
É possível também aplicar a teoria de Pareto na produtividade no ambiente de trabalho. Mas como?
Por exemplo, se você possui uma lista de dez tarefas para fazer, as duas tarefas mais relevantes valerão quatro vezes todas as outras somadas!
Mas ao invés de se concentrar nas duas tarefas, a maioria gasta tempo com o que é simples e agradável. A consequência disso é que as pessoas procrastinam com o que é realmente urgente!
De acordo com o autor e especialista em produtividade, Brian Tracy, o melhor a ser feito é nunca deixar as tarefas mais importantes para depois!
Com essa dica simples, mudando a nossa forma de olhar para as tarefas do dia a dia, os negócios podem ganhar muito mais na produtividade! O que, com certeza, refletirá nos lucros da empresa.
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